REUNIÃO ONLINE

Com a pandemia da COVID-19, as pessoas passam ainda mais tempo em reuniões virtuais e, com isso, ficam horas com fones. A facilidade e a mobilidade que eles oferecem, no entanto, não podem tornar seu uso exagerado. Infelizmente, esse hábito que ajuda a tornar a vida mais simples, pode causar  problema auditivo se você não for cuidadoso. Os mais comuns são zumbidos no ouvido e perda auditiva induzida por ruído. Uma das coisas importantes a serem consideradas ao usar fones de ouvido é que eles são ajustados para um volume máximo de 105 a 110 decibéis, para se ter uma ideia, a exposição a níveis de som acima de 85 decibéis pode causar possíveis danos aos ouvidos por mais de duas horas seguidas. Já a exposição a sons de 105 a 110 decibéis pode causar danos em apenas cinco minutos.
A dica para saber se o volume está confortável é verificar se as pessoas que estão ao seu redor podem ouvir o que está tocando em seus fones, se sim, você definitivamente precisa diminuir o volume. Se, ao retirar os fones, você ouve um zumbido em seus ouvidos, ou sente que o mundo ao redor soa um pouco abafado, é um sinal claro de que o volume está excessivamente alto. Mesmo que a audição volte rapidamente ao normal, você pode estar causando danos permanentes em seus ouvidos. A duração da exposição ao som também é um fator que contribui para possíveis danos aos ouvidos. Simplificando: sons mais altos têm potencial para causar mais danos em um menor tempo de exposição, portanto faça pausas após sessões prolongadas de uso e procure ouvir em um volume confortável.
Não hesite consultar um Otorrinolaringologista ou uma Fonoaudióloga, sobre qualquer dúvida que você tenha quanto ao uso de fones ou níveis de som seguros, é possível tomar medidas para proteger os ouvidos enquanto estiver usando fones.
Prevenção é a palavra-chave para cuidar da saúde auditiva